top of page

SOBRE A CAMPANHA

O COLETIVO CINEMATEUS em 2011 foi contemplado no Edital "Assuma a Liderança - Jovens em Combate a DTS/AIDS", promovido pela MAC Fund AIDS, Programa Geração MudaMundo e MTV.

 

O Edital tinha como proposta apoiar financeiramente projetos que trabalhassem diretamente com o público soro positivo ou com ações de prevenção às DST/AIDS.

 

Na oportunidade o CINEMATEUS desenvolveu um projeto para prevenção voltado ao público jovem adolescente, produzindo um curta-metragem "Qual é? Sem Camisinha, não rola!"

 

O vídeo aborda a história de dois adolescentes que se lançam no que será a experiência mais lembrada de suas vidas: A primeira vez! Quebrando Tabus e trazendo a reflexão sobre o uso do preservativo na primeira relação sexual, o curta apresenta, segundo o olhar dos jovens, como é essa realidade.

Ao término do projeto audiovisual, fomos convidados para uma reunião com o corpo pedagógico da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) do CEU (Centro Educacional Unificado) de São Mateus, onde foi relatado sobre a importância de ter projetos com o tema de sexo seguro, e que o curta produzido, tinha uma linguagem próxima a dos jovens.

 

"Quando me proponho a trabalhar esse tema, os alunos ficam envergonhados, e não falam sobre suas dúvidas; acredito que seja porque sou professora, adulta e mulher..."disse uma das professoras da EMEF.

 

Após a reunião promovemos uma campanha que tivesse uma linguagem jovem, e que atendesse a necessidade em relação à importância da prevenção na adolescência, desenvolvemos uma ação piloto em parceria com o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/AIDS) de São Mateus, onde realizamos cerca de 12 oficinas para 480 jovens, exibindo o curta, promovendo debate e reflexão, distribuição de preservativos masculinos e femininos e gel lubrificantes, no encerramento de cada oficina, fazíamos uma celebração, onde a turma posava para um foto coletiva e fotos individuais.  | VEJA AS FOTOS |

Nas oficinas encontramos algumas adolescentes de 13 e 14 anos grávidas. Diante dessa situação nos sensibilizamos e ampliamos a campanha para as Organizações Sociais e Escolas Públicas de São Mateus. Contudo, devido a falta de recurso, realizamos a campanha apenas no CPA Pe. Bello (Centro de Profissionalização de Adolescentes) e no Diálogos da Cidadania (evento no SESC Itaquera), com aproximadamente 340 adolescentes.

Em 2013 promovemos a campanha para mais 2 escolas públicas e 4 organizações sociais, de nossa comunidade.

 

Desde 2012 foram cerca de 2.000 adolescentes e jovens alcançados!

Sabemos que muitos jovens precisam ter acesso à informação de forma direta e dinâmica e a campanha possibilita esse espaço de troca. Por esse motivo seguimos com novas expectativas e projetos.

 

Buscamos novos editais, financiamento, parceria e apoio para dar continuidade a esta campanha!

Colabore você também: compartilhe, indique ou invista!  SAIBA MAIS |

 

"A campanha é isso: é um espaço de descoberta. É o jovem poder descobrir a sua sexualidade; o jovem poder compreender o porquê das transformações, o porquê das mudanças no seu corpo... Entender um pouco do que é o sexo, mas de uma forma lúdica, pedagógica e que vá trazer ali de certa forma um sentido, um significado pra vida dele". (Geisson Silva)

bottom of page