top of page

CINEMATEUS ASSUMINDO A LIDERANÇA:

campanha social decola rumo à Cidade do México.

São Paulo, 13 de abril de 2014

Tiago Moraes

Dá pra se dizer que o Coletivo Cinemateus fechou a sua agenda do mês de Setembro de 2013 com chave de ouro. Depois de se inscrever no desafio Agente de Transformação: Assuma a liderança!, do Geração MudaMundo e a MTV América Latina, com o apoio do Fundo MAC para AIDS, entre os 5 projetos brasileiros aprovados, o Cinemateus foi contemplado com uma viagem para a Cidade do México para participar do Encontro Latino Americano “Jovens Agentes de Transformação em Combate ao HIV/AIDS”. Este encontro foi realizado nos dias 25, 26 e 27 de Setembro de 2013, onde teve a oportunidade de compartilhar a metodologia de trabalho e participar de oficinas temáticas.

Apesar de bem jovem, com apenas 10 anos de existência, o Coletivo Cinemateus mostrou que não brinca em serviço, e que HIV/Aids é um papo sério.

Geisson Silva idealizador da Campanha “#Comigo Sem Camisinha Não Rola!” declara:

 

 

“Antes de qualquer coisa, foi um grande presente receber além do apoio financeiro, a possibilidade de participar do encontro, onde foi possível trocar experiências e absorver muitas informações sobre o tema DST HIV/AIDS. Essa viagem foi um símbolo de reconhecimento do trabalho que o Coletivo Cinemateus vem desenvolvendo durante esses anos e sem sombra de dúvida fortaleceu nosso portfólio”.

O Brasil foi o primeiro país em desenvolvimento a proporcionar acesso universal e gratuito para o tratamento de HIV/AIDS na rede de saúde pública, o país é apontado como líder no combate a HIV/AIDS, segundo a UNAIDS – Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids.

 

 

Uma das coisas que me chamou a atenção no encontro foi saber que muitos países da América Latina não têm programas de politicas publicas na área da saúde, para combate e prevenção a DST’s HIV/AIDS, inclusive os preservativos são comercializados e não distribuídos gratuitamente como no Brasil” - ressaltou Geisson.

 

 

Dentre os programas de Prevenção existentes no país, Geisson Silva destaca o Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/AIDS (CTA), em especial o CTA de São Mateus – Zona Leste de São Paulo, que têm sido parceiro estratégico do Coletivo Cinemateus. 

 

 

Vale lembrar que os CTA’s promovem ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, é possível realizar testes para HIV, sífilis e hepatites B e C gratuitamente.Geisson revela também que voltou ao Brasil com a bagagem cheia de novidades e muita vontade de promover a Campanha em muitos outros espaços, e continua dizendo:

“Os próximos passos serão os de colocar em prática os aprendizados e buscar a sustentabilidade da Campanha”.

A campanha #Comigo Sem Camisinha Não Rola!, foi contemplada com o Prêmio Criando Asas, em sua 7ª Edição, promovido pelo Instituto Criar de Tv, Cinema e Novas Mídias em parceria com o Instituto Asas.

 

Com o Prêmio a campanha promoverá oficinas sobre a importância do sexo seguro nas relações sexuais, em 2 escolas publicas e 2 organizações sociais em São Mateus, Zona Leste de São Paulo.

CAMPANHA PREMIADA

UM DIA PARA QUEM QUER MUDAR O MUNDO!

 

Junho de 2013, foi especial para a turma que acredita que o mundo pode mudar para melhor.

 

O Prêmio Criando Asas contou com uma programação especial, exibição de filmes, debates sobre a importância do audiovisual como ferramenta de transformação social e a premiação dos 10 grupos vencedores da 7ª edição do prêmio, entre eles a campanha #Comigo Sem Camisinha Não Rola!.

 

O Prêmio Criando Asas fomenta e viabiliza projetos que usam o audiovisual como ferramenta de transformação social com o objetivo de incentivar o protagonismo social dos jovens, diretrizes bem próximas ao do Coletivo Cinemateus. A iniciativa do prêmio é uma parceria com o Instituto Asas, que ao longo de sua trajetória vem dando asas a quem deseja alsar novos voos.

 

Quem fez a entrega dos Prêmios foi a cineasta Mara Mourão, que abriu o evento de premiação com seu mais novo filme Documentário Quem se importa?.

 

 

 

Em sua 7ª edição, os grupos foram premiados e os jovens vencedores receberam R$ 5 mil para concretizar seus projetos, além de apoio técnico da Usina Criar, que disponibiliza estrutura e equipamentos como câmeras profissionais, kits de iluminação de set, equipamentos de áudio, software de animação, ilhas de edição e finalização de imagem e som aos jovens sem nenhum custo.

São Paulo, 07 de Julho de 2013

Geisson Silva

bottom of page